Tecidoteca - Biblioteca da EACH - USP

Conheçam a tecidoteca da Biblioteca da EACH USP

Agende sua visita pelo telefone 3091-8196

Poster: "Dicas de pesquisa na Base de dados da TECIDOTECA "

 

A Base de dados está dividida em duas grandes coleções ou tipos de materiais:

  • Catálogos
  • Tecidos

A busca na base de dados poderá ser realizada em uma única coleção ou nas duas indistintamente.

 

A Pesquisa mais simples poderá ser realizada por palavras-chave. Você poderá escolher uma palavra-chave de acordo com a nossa listagem de termos da base, que poderá ser consultada no link: http://www5.each.usp.br/biblioteca-tecidoteca/

Entretanto, a opção  filtrar por campos específicos proporciona um resultado mais assertivo. Além de selecionar os campos, pode-se optar pelas variantes:

Contém

Não contém

É exatamente

Está vazio

Não está vazio.

Esse tipo de busca também oferece o recurso de adicionar um campo.

Entretanto, para filtrar por campos específicos, é necessário conhecer a estrutura da Base de Dados.

PARA PESQUISAR EM CATÁLOGOS, EXISTEM AS PRINCIPAIS OPÇÕES:

Título – Os catálogos de empresas de Têxtil e moda não apresentam o título. Desta maneira, a pesquisa será realizada por um título atribuído, que representa o conteúdo do catálogo. Ao consultar título contem LUPO, catálogos que possuem o termo LUPO no título serão recuperados, muito embora, nem todos os catálogos da empresa LUPO estarão recuperados.

Descrição – É uma pesquisa livre em um campo de notas.  Para pesquisar “mostruário de botões”, por exemplo, pode-se indicar: contém mostruário e contém botões.

Tipo de Material – O tipo de material que o catálogo apresenta, por exemplo Aviamentos, fios,  tecidos, etc. A lista de tipos de material pode ser consultada no link acima, na listagem de termos da base.

Fabricante - Fabricante inclui empresas, distribuidores, escritórios de design, lojas, etc.

Cidade – A cidade onde a empresa (Ou fabricante) é sediada.

Coleção – Neste caso, a palavra coleção assume outro significado. Trata-se das coleções de roupas laçadas durante o ano:Primavera, verão, outono, inverno.

Ano da coleção – O ano de lançamento da coleção.

Faixa etária-sexo – Moda masculina, feminina ou infantil.

 

PARA PESQUISAR EM TECIDOS, EXISTEM AS PRINCIPAIS OPÇÕES:

Ligamento – O ligamento utilizado para a construção do tecido. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Matéria prima - Especificações fornecidas pelo fabricante do tecido. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Padronagem-design - Refere-se à imagem ou desenho que os tecidos apresentam: xadrez, listras, geométricos, flora, etc. A descrição é feita de forma visual, de acordo com a aparência do tecido, sem se considerar a técnica fabril para se obter o efeito estético. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Número de trama – Utilizamos o número indicado pelo fabricante.

Número de urdume - Esta informação deve ser retirada das especificações fornecidas pelo fabricante.

Usos do tecido – A lista de usos do tecido é bastante completa e abarca peças de vestuário e decoração. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Acabamentos – Aplicações no tecido. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Textura - Informação associada às características táteis do tecido.

Cor predominante – Determinação realizada a partir da inspeção visual.

Técnica de design – A técnica utilizada para a obtenção do design. As opções estão disponíveis no link acima, na listagem de termos da base.

Fabricante – Fabricante, importador ou distribuidor do tecido.

Cidade – A cidade onde o fabricante do tecido sediado.

Disclaimer

This page contains user generated content and does not necessarily reflect the opinions of this website. For more information please refer to our terms of service and conditions. If you would like to report the content of this as objectionable, Please contact us.