Home > Sobre

e-Coleções - Faculdade de Saúde Pública da USP

Coleções eletrônicas de acesso aberto sob a responsabilidade da Biblioteca da FSP/USP, seja produzindo, editando ou oferecendo o acesso.

As coleções estão em formação há alguns anos e estavam distribuídas em repositórios variados. Essa página digital da biblioteca procura reuni-las para facilitar o uso.

Os itens das coleções têm autorização dos autores para acesso aberto e cada coleção tem seus critérios para submissão e edição. Os itens têm licença para download, impressão e compartilhamento, desde que atribuam crédito aos autores, mas não podem ser alterados ou utilizados para fins comerciais. Compõe-se de:

Audioteca

Coleção de áudios produzidos pela biblioteca, principalmente, a partir de conteúdos das dissertações e teses da FSP. Com linguagem acessível, visa a divulgação do conhecimento em saúde pública produzido na universidade que possa ser apropriado pela população em geral e, em especial, pelos usuários do SUS. Os registros da coleção são compostos em sua maioria por dois áudios em formato MP3 (um depoimento e uma entrevista), de no máximo 5 minutos cada.

Editora Eletrônica da FSP/USP
Coleção de livros em formato digital, editados pela Faculdade de Saúde Pública - FSP, com pelo menos um docente da Faculdade como autor, organizador, editor ou similar.

Os temas são os de interesse ao desenvolvimento da saúde pública, direcionados à comunidade acadêmica, técnica e profissional.

A editora conta com um Conselho Editorial que avalia os trabalhos para publicação, segundo padrões pré-estabelecidos na Política Editorial.

A Editora teve início como um projeto para criação de uma coleção de documentos eletrônicos, integrado à rede BVS-SP do Brasil, de livre acesso e edição descentralizada por instituições produtoras, das quais a Faculdade de Saúde Pública da USP, era coordenadora por intermédio de sua Biblioteca. A partir de 2013 foi aprovada como Editora Eletrônica da FSP.

Orientações Gerais

Instrumento de avaliação

Material Audiovisual e de Apoio Didático
Coleção de apostilas, folhetos, livros, vídeos ou outra mídia, com autoria ou responsabilidade de docentes da FSP e com finalidade didática.

Memória FSP/USP
Coleção de material histórico da FSP, digitalizado ou originalmente eletrônico. Compõe-se do primeiro periódico produzido pela FSP – Boletim do Instituto de Higiene de São Paulo – e sua continuação - Arquivos da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, arquivos em áudio com depoimentos de ex-diretor e ex-chefes de departamento e as teses de cátedra.

Maiores informações, entrar em contato com a Biblioteca/CIR pelo e-mail bibfsp@usp.br.

Sobre a Plataforma Digital

Omeka1 é uma plataforma projetada para exibir coleções e exposições de bibliotecas, arquivos e museus entre outros, permitindo a organização de objetos digitais em diferentes coleções. A biblioteca é responsável pela administração da base e customizações. O DT/SIBiUSP mantém o software em servidor e é responsável pela instalação e atualizações.

1Software gratuito e de código aberto desenvolvido pelo Roy Rosenzweig Center for History and New Media da George Mason University. Mais informações estão disponíveis em https://omeka.org/